BrasilCulturaEducaçãoFixoMato Grosso do Sul

Especialização em Ensino de Sociologia inicia atividades com aula inaugural

Paula Pimenta

Com mais de cinco candidatos por vaga, o curso de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Sociologia, ofertado pelo Câmpus de Naviraí, na modalidade a distância, realizou cerimônia de abertura no último sábado (19) com aula inaugural que teve a presença de convidados e de boa parte dos 180 alunos aprovados em seleção.

Essa especialização foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e tem o apoio da Secretaria de Educação a Distância (Sead) da UFMS, sendo desenvolvida em rede pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Irão cursar a pós profissionais com curso superior, com formação em área afim às Ciências Humanas e Sociais, em especial professores da rede pública de ensino. O curso terá formação em seis polos de apoio presencial: Aparecida do Taboado, Paranaíba, Coxim, Naviraí, Três Lagoas e Campo Grande.

“Esse é o nosso primeiro curso ead da UFMS, em parceria com a UAB, que é ofertado por um campus e não por uma unidade da Cidade Universitária. Temos alunos inscritos de quase todos os estados do Brasil. Essa é uma oportunidade ímpar para os discentes ingressantes”, diz o secretário especial de Educação a Distância, Hércules Sandim.

Segundo o professor Hércules, o corpo docente em ensino de Sociologia é extremamente qualificado. “Temos tutores que foram selecionados com perfil de mestrado e doutorado, além de um corpo técnico preparado para auxiliá-los. A demanda de interessados foi muito grande e com certeza só os melhores foram selecionados”, expõe.

Para o reitor da UFMS, Marcelo Turine, o curso está sendo ofertado no momento mais oportuno. “Tivemos quase mil inscritos e o curso está saindo na melhor época, em que temos uma nova sociedade, uma nova realidade. Esse curso, tenho certeza, terá um olhar de grandes experiências, inclusive num contexto de pandemia, sendo técnico, teórico, científico, de uma realidade institucional que cada diz mais cobra de nós cidadãos, professores, um olhar de uma parceria com nossos jovens para melhorar o nosso Brasil, a nossa sociedade”, explicita.

O diretor do Campus de Naviraí, Daniel Henrique Lopes, explica que o curso está sendo pensado desde 2013 e em 2018 foi intensificada a busca por sua aprovação. “Foi necessário muito trabalho, compromisso e envolvimento. Será um curso excelente”, completa o diretor.

Coordenadora do Curso de Ciências Sociais do Cpnv, a professora Telma Romilda Duarte Vaz enfatiza a importância da relação singular existente entre a graduação em Ciências Sociais e a pós-graduação em especialização em Sociologia.

“Temos um corpo docente qualificado e capaz à frente desses cursos e que fará um movimento singular de ensino, pesquisa, de maneira muito mais significativa, de forma a trazer para a graduação outras experiências”, destaca.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo coordenador do curso de especialização, professor Aldenor da Silva Ferreira e teve a participação de intérpretes de Libras.

Já a aula inaugural foi ministrada pela professora Ileizi Luciana Fiorelli Silva, da Universidade Estadual de Londrina, com o tema “A Sociologia na Educação Básica nos anos 2000” e está disponível no link https://youtu.be/bepTfPruNn4.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar