DestaquesEntretenimentoTecnologia

ClubHouse: saiba tudo sobre a nova rede social na qual só se posta áudio

A nova ferramenta, por enquanto limitada a convites e usuários de iPhone, tem atraído usuários, influencers e empresários

Tem uma nova rede social no mercado: trata-se do ClubHouse, uma plataforma exclusivamente dedicada a conteúdos em áudio. Como todo lançamento, o app está despertando curiosidade de todo o ecossistema digital: usuários, influencers e empresários.

Mas como funciona o ClubHouse: são salas de bate-papo por áudio feitas pelos próprios usuários, nas quais todo mundo pode entrar, mas nem sempre falar. Isso porque o criador do espaço pode selecionar quem poderá se expressar dentro do chat.

Outra questão envolve a forma de participar da rede social. Não é qualquer um que pode chegar lá e sair… falando.

Por enquanto, o ClubHouse funciona por meio de convites, como foi com o finado Orkut e algumas outras redes sociais. Até o momento, a plataforma social só funciona em iPhones.

Especialista em marketing de influência, Pedro Gazzola, que agência influenciadores como Enaldinho, Mateus Pain e Gustavo Tubarão, aprovou a nova rede social.

“Achei o aplicativo sensacional e acredito que ele tenha muito futuro, principalmente para se fechar negócios, pois ele nos aproxima das pessoas, marcas e clientes. O ClubHouse nos proporciona um diálogo, como se estivéssemos em uma mesa de bate-papo, porém de forma democrática onde temos a oportunidade de ouvir muita gente rica em conhecimento e também expor nossa opinião sobre business, cultura e entretenimento”, opina Gazzola.

Outro público

A tendência é que redes sociais novas, logo de cara, reúnam a faixa mais jovem da população conectada – como ocorreu com o TikTok, um sucesso entre adolescentes e jovens adultos.

Porém, na avaliação de Gazzola, o ClubHouse parece seguir por outro caminho, com presença maior de adultos, em busca de relações profissionais e oportunidades de se expressar.

“Sensacional o fato de ser um app todo em áudio, onde permite que as pessoas mais tímidas se expressem e tenham seus lugares de fala, algo que vai contrário ao uso de filtros e a cultura da imagem. Isso nos permite participar de salas e debates mesmo estando em casa de pijama, pois todos estão nivelados apenas pela voz”, pondera.

Como funciona

Ao se cadastrar e entrar na página inicial, o usuário vai encontrar salas criadas por diversas pessoas, que vão desde discussões sobre influenciadores digitais até assuntos relacionados a sexo.

Ao se interessar por uma delas, basta entrar e ouvir. Se tiver vontade de falar, basta clicar na mãozinha que aparece na parte inferior direita e aguardar a autorização do criador da sala. Se você for escolhido, começará a participar do assunto, caso contrário, ficará como ouvinte. É possível ainda convidar outros amigos para se juntar no mesmo local.

Você também pode fazer a sua própria sala e convidar quem quiser para conversar sobre qualquer assunto. Para isso, basta clicar no botão Start a Room. Um calendário na parte de cima do app indica ainda quais salas estão agendadas para os próximos dias e quem são os convidados.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo