Destaques

Alunos ‘enxergam’ prática de ensinar desenvolvendo aplicativo com jogos de ciências e matemática em MS

Game of students é gratuito e está sendo desenvolvido por estudantes do IFMS, já em fase de finalização e promete ser uma "experiência divertida".

As primeiras reuniões começaram no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e deixaram os 4 alunos empolgados. A ideia era trocar de lado e “enxergar”, na prática, o desenvolvimento de um aplicativo com jogos de ciências e matemática, tanto do ensino fundamental quanto o médio. De 2019 para cá, a pandemia teve início e o Game of Students continuou com reuniões online, sendo que já está em fase de finalização e promete ser uma experiência divertida entre os estudantes.

Conectados a situações reais, o professor de informática Fábio Duarte de Oliveira, que leciona no campus de Nova Andradina, a 297 km de Campo Grande, disse que a ideia partiu dos próprios alunos, que participaram do desafio proposto por uma fabricante de eletrônicos.

“Os alunos já participaram de outras maratonas da Samsung até o final e agora o objetivo deste aplicativo é que o estudante escolha as atividades e assim vai conectando os desafios um ao outro. São situações reais, com questões do dia-a-dia e que fazem o alunos enxergar toda a prática de ensinar. Ele para um pouco de pensar como aluno e passa a interagir como professor, envolvendo os amigos também nas atividades e na tecnologia”, ressaltou o professor.

Fase final do aplicativo

Segundo Oliveira, as atividades tiveram início no dia 23 de setembro e se estendem até este mês de junho, já na fase final. “Antes as reuniões eram presenciais e agora eles se reúnem a cada semana, fazendo chamadas de vídeo por conta da pandemia. Estou muito contente, o resultado é acima do esperado e é muito bom ver o engajamento e a participação. Aprendi muito com eles neste período”, comentou.

Um dos alunos participantes é Carlos Henrique da Costa Silva, de 20 anos, que atualmente cursa análise e desenvolvimento de sistemas no IFMS. Ele também comenta o aprendizado e a “oportunidade única” de adquirir conhecimento.

Mostrar Mais
Close
Close